ORFEÃOMATOSINHOS

As primeiras palavras e primeiros passos, referente à formação do Orfeão de Matosinhos, apareceram no semanário local 'O Badalo', vindo a público no seu número 458 de 21 de Janeiro de 1917.

Em 11 de Março do mesmo ano, no mesmo periódico, anunciava-se o primeiro ensaio do grupo coral, composto só por homens, cujo primeiro encontro aconteceu dia 14.

A data de fundação desta coletividade é o dia 17 de Março de 1917. O seu primeiro presidente foi Albino Pereira, numa direção que integrou ainda Eduardo Azevedo, Anselmo Martins de Oliveira, Alberto Guedes Vaz e a administração do jornal 'O Badalo', na qual se contava José dos Santos Lessa. O primeiro maestro foi Domingos da Silva Santos.

Instalado na Rua Brito Capelo desde 1919

O Orfeão de Matosinhos recebeu ao longo da sua história grandes figuras da cultura portuguesa, de Agostinho Salgado a Augusto Gomes, sem esquecer Armando Leça (que apresentou o primeiro grupo coral, no Teatro Constantino Nery), Irene Vilar,Alfredo Barros e Rosa Ramalho, entre outros.

Entre várias distinções, o Orfeão de Matosinhos possui a medalha do Grau Oficial da Ordem de Benemerência,

atribuída pelo então Presidente da República, Óscar Carmona, em 1938.

 

O grupo coral do Orfeão de Matosinhos

 

ao longo dos anos, participou em vários festivais de coros, um pouco por todo o país, nos Açores e também em terras francesas...

 

...a secção de pesca, que já acolheu um campeão nacional...

...e a secção de colecionismo são o suporte da atividade nos tempos que correm

O Orfeão mantém as suas portas abertas para a realização de colóquios, exposições e apresentações de livros. Recentemente, foi criada a secção Ludoteca.

 

 


 
 

 
 

 
 

 


 
 

 
 

 
 

 


 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

Orfeão de Matosinhos

Fundado a 17  de Março de 1917